domingo, 2 de dezembro de 2012

A Sede do Sporting de Bissau, fica numa das ruas paralelas ao Estádio 24 de Julho, eu estive lá!

A Câmara Municipal de Lisboa inaugurou ontem a tradicional Árvore de Natal do Terreiro do Paço, este ano devido à crise uma árvore sem efeito da época, mas interactiva.
Quem passar pela porta de entrada da capital vindo da margem Sul, depara-se com imagens de Lisboa a serem reflectidas na árvore, uma boa ideia e um meio de publicitar Lisboa nesta época em que turistas de todo mundo procuram Lisboa.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Passeio pelo Mercado de Bandim


O Mercado de Bandim é o maior mercado a céu aberto da Guiné-Bissau.
Ali, tudo se vende, tudo se compra situado na principal avenida da capital Guineense, o mercado é uma visita obrigatória, principalmente ao Sábado, onde as senhoras fazem as suas compras de fim de semana.
Sem condições sanitárias o mercado de Bandim é o mercado mais africano de Bissau, Panos, roupas, electrodomésticos  moveis, alimentos , tudo, tudo se vende, se estiverem em Bissau, ou se forem para lá, não deixem de visitar este Centro comercial a céu aberto.


O Rio Mansoa foi durante anos um obstáculo para quem queria chegar a Bissau.
A trinta Quilómetros da capital Guineense, era atravessado de piroga, Ferry Boat ou a antiga ponte, que ligava as duas margens.


Mansoa é também o nome de uma vila nas margens deste Rio, uma Vila de pescadores, onde se situa o Quartel de Mansoa, uma unidade militar estratégica do tempo Colonial ,onde se tem decidido várias batalhas, na atribulada vida da Guiné-Bissau.
Actualmente a ligação entre as duas margens é feita pela Ponte Amílcar Cabral, inaugurada em 2003, esta é uma obra que foi iniciada ainda no Sec.XX em 1997, mas os acontecimentos Politico-Militares interromperam a construção desta importante via de ligação das duas margens.

domingo, 14 de outubro de 2012

O Castelo de Algoso faz parte da rede de fortificações da região Mirandesa, essenciais para a defesa do nosso território, tanto na luta contra os mouros, como nas guerras contra Leão.
O Castelo domina uma vasta extensão do planalto Mirandês,construído por Mendes Bofino ao serviço de D.Sancho I foi entregue aos Cavaleiros da Ordem do Hospital, que fizeram dele, um importante centro Militar e Admistratívo.

De construção Gótica, constituiu o centro politico-militar da designada terra de Miranda situada entre os rios Douro e Sabor.O Castelo de Algoso situa-se numa linha entre os Castelos de Mogadouro e de Penas Róias que se encontravam sob domínio dos cavaleiros da ordem do Tempo.

sábado, 13 de outubro de 2012

O viagens Palopianas, fez uma viagem de sonho pela região do Nordeste transmontano.
Organizada pelo Turismo PortoeNorte esta viagem é um passo para divulgar aquela região junto ao Douro e com uma arquitectura sem igual.
A cidadela do Castelo de Bragança mostra vestígios do Período da Pré-História, até a consecção do Foral até 1187 por D.Sancho.Possuidor de uma muralha a cidadela tem na Torre de Menagem(Primeira foto)foi mandada construir por D.João I em 1409 onde desde 1929 funciona o Museu Militar de Bragança, onde se pode recordar algumas das batalhas e acções militares naquela cidade, que devido a sua localização junto à fronteira foi palco de enormes batalhas na defesa da Soberania nacional.

Deste vasto conjunto habitacional faz parte  a igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis, considerado o Monumento mais emblemático de Bragança é um exemplo da arquitectura românica civil, exemplar arquitectónico eloquente do período tardo-medieval. A data da sua construção data provavelmente do primeiro terço  de Quatrocentos.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dizem que a vida do Campo é que é boa?

Nesta viagem ao Brasil(Espirito Santo)tive a oportunidade de captar quanto é dificil a vida do Campo, mas quem gosta não a troca por nada deste mundo.
Gilmar é um jovém agricultor, que conta com a ajuda do filho, em algumas das tarefas diárias do campo, isto quando João Victor não tem aulas, neste caso a produção diária de leite é entregue na cooperativa local que distribui a produção de todos os agricultores e produtores de leite da região.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ti-Zé Raimundo, um bom centenário

Nesta minha estadia no Brasil, ao Estado do Espírito Santo, visitei uma das figuras centenárias de Vila verde, uma pequena aldeia do interior daquele Estado.
Zé Raimundo é uma lenda viva, segundo os cidadãos mais antigos daquela localidade, entre eles um idoso de 90 anos, sempre conheceram Raimundo adulto, ninguém se lembra de o ver adolescente.Segundo os mais velhos Zé Raimundo é um idoso crónico, ninguém sabe a sua formula da longa vida mas muito justificam-na com a sua origem indígena e o seu conhecimento das plantas medicinais o que o leva aos campos e florestas locais a procura-las alimentando-se dessas raízes e plantas.Se é ou não fantasia não sei, mas que Zé Raimundo já passou em muito a faixa dos 100 anos, isso já passou, na sua última visita ao médico foi-lhe diagnosticada uma doença rara, desgaste temporal nos ossos, ou seja Zé Raimundo está velho demais para se deslocar, os ossos desfazem-se como pó, mas ele insiste em andar, em apreciar as mulheres que passam à sua porta e até fazer graças. Em Vila Verde já à quem aposte que Zé Raimundo vai fazer a festa dos 120 anos de vida, nós queremos assistir a essa festa, até lá vamos admirar este velho e bom senhor.